- Descrição
- Currículo
- Comentários
Uma Parada de Manutenção é uma atividade de Manutenção, porém com características de Projeto. O fato de ter um prazo muito curto de execução, aliado a lucros cessantes de alto valor, gera muitas peculiaridades. O sucesso de uma Parada de Manutenção envolve um rigoroso planejamento, uma criteriosa definição do alcance, buscando minimizar serviços que possam ser executados durante a operação da unidade (manutenção de rotina), uma cuidadosa estratégia de contratação, e um rígido monitoramento e controle da execução.
São requeridos conhecimentos muito específicos para atuar em uma Parada de Manutenção, conhecimentos advindos de uma longa experiência, ou treinamentos muito direcionados, como este curso.
-
1Introdução
Apresentação do instrutor e do curso.
-
2Aspectos Gerais de uma Parada de Manutenção
Uma parada de manutenção é um evento da Manutenção, porém com características totalmente distintas da Manutenção de Rotina. Uma parada é um projeto, com características peculiares: longo prazo de planejamento, comparado ao exíguo prazo de execução. Portanto, o controle é fundamental, pois qualquer atraso é de difícil recuperação. É apresentado um macro cronograma das atividades de planejamento de uma parada.
-
3Redução do Escopo em Paradas - 1
A importância da redução do escopo em uma Parada de Manutenção. As visões antagônicas da Manutenção e Operação com relação à Parada.
-
4Redução do Escopo em Paradas - 2
Fazer simultaneamente na Parada a revisão de todos os equipamentos rotativos é um erro, e pode trazer prejuízos à confiabilidade da Unidade. A visão de custos na Manutenção de Rotina e na Parada. A chave para Paradas bem executadas é a confiança da Operação na Manutenção de Rotina.
-
5Redução do Escopo em Paradas - 3
Metodologia para redução do escopo em Paradas de Manutenção, com segurança e sem diminuir a confiabilidade. Exemplos de efeitos em redução de escopo e custos.
-
6Definição do Escopo para a Parada de Manutenção
Como é definido o escopo de uma Parada. Cuidados a serem tomados. Importância do envolvimento de todas as áreas da unidade de negócios na definição da Parada. Estudos de casos.
-
7Estrutura organizacional
As diferentes estruturas organizacionais para uma Parada de Manutenção. A importância de um adequado lay-out da área de gestão da parada.
-
8Estratégia de Contratação
Fator crítico de sucesso em uma Parada: estratégia de contratação. Como serão divididos os serviços entre os diferentes contratos? O que deve ser fornecido pelo cliente, o que deve ser subcontratado?
-
9Modalidades de contrato
Os diferentes regimes de contratação (preço fixo, preços unitários, por homens hora) e sua aplicação em Paradas. Estudo de casos, com exemplo da elaboração de uma planilha de preços para uma Parada. Precauções para evitar o "Jogo de Planilha".
-
10Aspectos estratégicos da atividade de Contratação
Aspectos estratégicos da contratação de serviços, considerando a criticidade dos serviços, e a complexidade do mercado fornecedor. Exemplos.
-
11Estudos de Casos de Estratégia de Contratação em Paradas
Estudos de casos de contratação em Paradas de Manutenção.
-
12Conceitos iniciais de planejamento
Os diferentes níveis de planejamento: Político, Estratégico, Tático, e o micro-detalhamento (planejamento operacional).
-
13Detalhamento do planejamento
-
14Cronograma e Rede de Precedências
Cronograma e rede de precedências. A construção da rede, no modelo AOA (Activity on Arrow), e porque este modelo não é mais utilizado, e AON (Activity on Node). Conceito de tempo determinístico e tempo probabilístico.
-
15Construção da rede de precedências, e cálculo das datas mais cedo e mais tarde
Exemplo prático (exercício) da construção de uma rede de precedências, e cálculo das datas mais cedo e mais tarde.
-
16Cálculo das folgas, conceito de Caminho Crítico e Nivelamento de Recursos
Conceito de folgas, caminho crítico. Nivelamento de recursos. Maneiras para executar o nivelamento de recursos.
-
17Construção da Curva de Avanço; Curva de Avanço Padrão
A construção da curva de avanço físico (curva de progresso).
-
18E se houver atraso? Métodos de aceleração de projetos...
Atrasos acontecem. Neste caso, é necessário utilizar técnicas de aceleração de projetos. Quais são estas técnicas, e quais são mais aplicáveis a paradas?